1- Mais idade, mais riscos: Quando o homem envelhece, tende a buscar sossego. Assistir a final do brasileirão na poltrona preferida, levar o cachorro pra passear e brincar com filhos e netos. Mas as mulheres querem aventuras, cada uma vai buscar fazer aquilo com que sempre sonhou e talvez mais. Passar dos 50 traz uma nova onda de entusiasmo pela vida.
2- Puberdade dupla: Passar por mudanças sofridas pelo corpo e as intensas variações de humor causadas pela instabilidade dos hormônios são coisas que as mulheres passam por isso na adolescência e aos 40 e poucos anos. Culpa da menopausa. Suor noturno e menstruação fora de ordem são algumas consequências do grande descontrole hormonal desta fase. Homens também passam por novas mudanças hormonais conforme envelhecem, mas elas não são nem de perto tão abruptas quanto as femininas.
3- Programadas para ser mãe: As mudanças após dá à luz fazem com que a mulher precise que tudo seja o mais previsível possível, incluindo as pessoas a sua volta, para estar sempre preparada para cuidar de seu bebê. As mães tornam-se máquinas projetadas para proteger seus filhos. As mulheres lliberam hormônios maternais, mesmo não sendo a mãe biológica. Para o homem, isso demora mais, pois é uma característica que ele precisa adquirir.
4- Facilmente desestimuladas: Para uma mulher entrar no clima sexual e ser capaz de ter um orgasmo, algumas partes do cérebro precisam ser "desligadas", e ligá-las outra vez, acabando com a excitação, é surpreendentemente fácil. Uma mulher pode recusar as tentativas de avanço sexual por estar com raiva, desconfiada ou simplesmente porque seus pés estão frios. Os homens vêem as preliminares como aquilo que acontece mais ou menos três minutos antes da penetração, mas para elas, tudo o que acontece 24 horas antes do ato é considerado uma preliminar. Por isso, coisas simples, como ter enfrentado uma fila grande no supermercado, podem cortar o desejo sexual.
5- Metamorfose ambulante: Muita gente culpa a TPM pelas mudanças repentinas na personalidade das mulheres. Mais tarde, é a menopausa que causa estragos, segundo o senso comum. A verdade é que elas se transformam todos os dias, mesmo que ninguém perceba. Os níveis hormonais estão semre mudando, o que afeta a aparência, a energia e a sensibilidade femininass. Cerca de 10 dias após o começo da menstruação, por exemplo, logo antes da ovulação, a maioria delas se sente mais audaciosa. O aumento de estrogênio e testosterona as impulsiona a buscar oportunidades sexuais para aproveitar o período de fertilidade. Nada que o tempo não acalme.